segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Idade Média - descrição Histórica resumida

A Idade Média _______________________________________________________________________________________  
a Idade Média ou Era Medieval,  as relações eram basicamente de soberanos e vassalos. O soberano, ou dono de grandes terras, cedia um lote de terra ao vassalo em troca de fidelidade e participação na produção. O vassalo devia ao soberano a fidelidade. O poder económico, politico, legislativo estava nas mãos dos senhores feudais e dos nobres (reis, duques, condes, etc).
A economia era baseada na agricultura. Na Idade Média, as barganhas (trocas de produtos por produtos) eram basicamente a "moeda" na  economia feudal. Embora houvesse moedas, os vassalos produziam frutas, verduras, criavam animais, e trocavam entre si. Apesar dos vassalos trabalharem arduamente a  produção era baixa, pois as técnicas agrícolas eram rudimentares. A Sociedade Medieval era de hierarquia, senhores feudais, e nobres detinham terra e poder, e cobravam impostos dos camponeses. A Igreja Católica tinha um grande poder económico, possuía terras e servos a trabalharem para ela. Era isenta de impostos e arrecadava o dízimo. A Igreja influenciava em grande escala o modo de pensar, e agir na Idade Média.
Divisão das classes sociais: em Nobres, Clero e Povo (3º estado)
Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso a livros. Só os filhos dos nobres estudavam, aprendia latim, religião, etc. A arte era marcada pela religiosidade.
As pinturas medievais retratavam nobres, e passagens religiosas, e a arquitectura foi marcante com construção de grandes castelos, torres, etc. Na Era Medieval as guerras serviam para aumentar as terras e o poder dos senhores feudais e dos nobres. Estes tinham grandes exércitos compostos por cavaleiros corajosos e leais. Era com o trabalho destes grandes exércitos, e de cavaleiros destemidos, que conseguiam invadir nações vizinhas e apoderar-se de terras, riquezas, ouro e poder.

1 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...
Anónimo disse...

Enviar um comentário