segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Idade Média - descrição Histórica resumida

A Idade Média _______________________________________________________________________________________  
a Idade Média ou Era Medieval,  as relações eram basicamente de soberanos e vassalos. O soberano, ou dono de grandes terras, cedia um lote de terra ao vassalo em troca de fidelidade e participação na produção. O vassalo devia ao soberano a fidelidade. O poder económico, politico, legislativo estava nas mãos dos senhores feudais e dos nobres (reis, duques, condes, etc).
A economia era baseada na agricultura. Na Idade Média, as barganhas (trocas de produtos por produtos) eram basicamente a "moeda" na  economia feudal. Embora houvesse moedas, os vassalos produziam frutas, verduras, criavam animais, e trocavam entre si. Apesar dos vassalos trabalharem arduamente a  produção era baixa, pois as técnicas agrícolas eram rudimentares. A Sociedade Medieval era de hierarquia, senhores feudais, e nobres detinham terra e poder, e cobravam impostos dos camponeses. A Igreja Católica tinha um grande poder económico, possuía terras e servos a trabalharem para ela. Era isenta de impostos e arrecadava o dízimo. A Igreja influenciava em grande escala o modo de pensar, e agir na Idade Média.
Divisão das classes sociais: em Nobres, Clero e Povo (3º estado)
Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso a livros. Só os filhos dos nobres estudavam, aprendia latim, religião, etc. A arte era marcada pela religiosidade.
As pinturas medievais retratavam nobres, e passagens religiosas, e a arquitectura foi marcante com construção de grandes castelos, torres, etc. Na Era Medieval as guerras serviam para aumentar as terras e o poder dos senhores feudais e dos nobres. Estes tinham grandes exércitos compostos por cavaleiros corajosos e leais. Era com o trabalho destes grandes exércitos, e de cavaleiros destemidos, que conseguiam invadir nações vizinhas e apoderar-se de terras, riquezas, ouro e poder.

domingo, 17 de outubro de 2010

Produtos finais do Tema



O tema de grupo irá dividir-se em 4 produtos finais.
De uma forma atractiva iremos tentar recriar a época Medieval de várias formas.
Os 4 produtos finais serão:
  1. Elaboração de Trajes Medievais
  2. Criar um livro a retratar a Era Medieval
  3. Organizar um jantar (aberto ao público e não só à Escola)
  4. Participar numa Feira Medieval
No primeiro produto, e também o mais estruturante, iremos recriar ,pelo menos, uma peça de vestuário de cada classe social, sendo um da nobreza, um do clero, e também do povo.

O segundo produto, que será o livro, tentaremos mostrar tudo o que ficamos a saber ao longo do ano incluindo pesquisas e contactos adquiridos, com a história da Época, dando ênfase ao vestuário usado.

Em terceiro lugar ,o jantar, iremos organizar um jantar (local ainda por definir) aberto ao público onde alunos de outras escolas poderão participar dando uma finalidade mais universal ao tema.

Por fim a participação numa Feira Medieval será algo muito enriquecedor, pois para além de ficarmos a conhecer melhor a Era, conseguimos vivenciá-la.

Iremos disponibilizar, brevemente, aqui no site uma lista de Feiras Medievais que irão decorrer nos próximos meses.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Apresentação do Pré-pré Projecto de Grupo

Nós, alunos do 12º Ano da Escola Secundária D. Dinis de Santo Tirso, do curso de Artes Visuais resolvemos escolher um tema que fosse original. Optamos assim por recriar a Era Medieval de uma forma ecológica, elaborando vestuário da época através de materiais reciclados e reutilizados

Abaixo pode-se observar um vídeo criado para o Pré-pré Projecto no âmbito do tema com os aspectos principais, revelando um pouco da história, os objectivos e os produtos finais que pretendemos executar.

Apresentação do Pré-pré Projecto de Grupo